Storytailors - Tailoring dreams and thoughts
Inspiramo-nos em sonhos para trabalhar a realidade!
Biografia
Storytailors

 

João Branco e Luís Sanchez criam a Storytailors em 2001 após concluírem os estudos em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Conhecem-se desde 1996 quando frequentavam a mesma turma; durante o curso percebem que têm universos estéticos comuns e que o seu trabalho se complementa.

Juntam esforços, amadurecem ideias e decidem criar um projecto com um nome-conceito que reflectisse internacionalmente a sua forma de ver e trabalhar a moda. A paixão pela História, por histórias e por metáforas, e o seu fascínio pela construção do vestuário, a alfaiataria e a moda juntam duas palavras inglesas numa só, e é assim que story e tailors se tornam Storytailors. A partir das suas pesquisas e inspirações criam e contam histórias ao futuro de uma forma libertadora, assumindo-as em capítulos a cada colecção. A linguagem metafórica, implícita em cada peça de vestuário, é a sua forma de comunicar. O seu trabalho mistura História, contemporaneidade e Futuro em design intemporal. Cada peça Storytailors sobrevive à estação em que foi criada, e pode ser reproduzida em qualquer altura, por encomenda ou em edições especiais.

Todos os anos os Storytailors apresentam as suas colecções no Portugal Fashion – um dos principais eventos de moda nacional. Pontualmente levam também o seu trabalho além-fronteiras, apresentando noutras cidades como Paris, no âmbito do Portugal Fashion Internacional. Consequentemente, as peças Storytailors têm presença assídua nos editoriais das mais prestigiadas publicações nacionais e internacionais.

Em 2006 instalam-se no centro de Lisboa, no Chiado, com loja e atelier na Calçada do Ferragial 8. Num edifício pré-pombalino dividido em três pisos, onde outrora se armazenaram especiarias, tecidos e pedras preciosas, respiram-se agora outros aromas e encontram-se outros tesouros...

As suas criações estendem-se também a outras áreas artísticas. Desenvolvem figurinos para teatro e dança - de destacar os trabalhos desenvolvidos para os Teatros Nacionais D. Maria II em Lisboa e S. João no Porto, o Teatro Munícipal S. Luiz e a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Em termos de guarda-roupas salienta-se o trabalho desenvolvido com os artistas músicais: The Gift, Amália Hoje, Mísia e Yolanda Soares.

Os Storytailors criam peças para desafiarem o tempo e as estações, para ajudar quem as use a tirar o máximo partido do acto de vestir.

Cada indivíduo tem um potencial artístico que deve ser libertado; o nosso desejo é contribuir para que através das nossas peças as pessoas possam afirmar a sua personalidade, reinterpretando-as segundo a sua forma de expressão.

 

The Book

Cofinanciado

Storytailors
NL
Nelson Leão Webdesign