Washington IBERIAN SUITE KC

Washington IBERIAN SUITE KC
Washington IBERIAN SUITE KC
Washington IBERIAN SUITE KC
Washington IBERIAN SUITE KC
Washington IBERIAN SUITE KC
Washington IBERIAN SUITE KC

Exposição IBERIAN SUITE, Kennedy Center, Washington DC

Em Fevereiro de 2015 os Storytailors integram a exposição IBERIAN SUITE a convite do Kennedy Center e do Arte Institute, sendo a maior exposição de arte ibérica apresentada nos EUA. Para esta exposição foi adjudicada a criação de dois vestidos exclusivos sob o tema “Blue and White”, inspirados na Azulejaria e na Porcelana. Desenvolvemos assim dois coordenados, “Caravela de Azulejos” e “Porcelana em Descoberta” a partir da estória “Diário de uma Princesa em Descoberta” que viriam a integrar posteriormente a apresentação da colecção de Verão “UNBREAKABLE” em Outubro do mesmo ano.

 

DIÁRIO DE UMA PRINCESA EM DESCOBERTA

 

Diário de uma princesa em descoberta cruza três histórias da cultura portuguesa: a lenda das “Três mouras encantadas”, a história de “Santa Joana Princesa”, padroeira de Aveiro (1452-1590), e a epopeia de Luís de Camões “Os Lusíadas” (1572).

A ficção aliada à realidade são os ingredientes principais para a criação de um novo conto. Uma história sobre a conquista com um rasgo de fantasia.

Joana é uma princesa de um reino subaquático, o “Naufrágio de Portucalle”. A sua vida foi sempre passada debaixo de água sob o controlo das imposições do seu pai. Em busca de libertação, Joana decide dedicar-se unicamente à sua Fé e a Deus. Com a ajuda da sua santa protetora, decide fugir rumo ao Convento de Mombaça. No entanto, essa viagem aparentemente calma revela-se uma aventura extraordinária. Reviravoltas inesperadas precipitam-se ao sabor das correntes do Atlântico, sob a forma de ninfas aquáticas que desencaminham Joana para terra.

Acidentalmente a princesa depara-se assim com uma nova realidade, a vida em terra. Ao ser acolhida pelo Rei do Oriente, Joana descobre a cultura e os costumes exóticos de um povo desconhecido; nos jardins do palácio, sente-se atraída para um poço onde estão aprisionados os três filhos do rei, acusados de traição. Enfeitiçados, só podem sair do poço se o feitiço for quebrado. Gonzalo, um dos príncipes, pede a Joana que interceda junto do Rei; ao conhecer Gonzalo, a princesa mergulha num turbilhão de desejos carnais, e descobre assim o amor terreno.

Joana suplica ao Rei que liberte os filhos, e assegura que todos três se lhe manterão fiéis, caso contrário, ela própria se juntará a eles no poço. Consegue assim persuadir o Rei, que lhe diz como quebrar o feitiço: Joana tem que atirar ao poço três carcaças, uma de cada vez, enquanto chama o nome de cada um dos príncipes. Isto resulta para os dois primeiros rapazes, mas chegada a vez de Gonzalo, ela ata uma corda à volta do pão porque não quer perdê-lo. A carcaça parte-se e sangra, e ouve-se um grito: Gonzalo diz-lhe que ela lhe quebrou o coração. Ela implora-lhe que não morra, e salta para o fundo do poço ao seu encontro; ambos são levados pelas águas, e Joana perde-se de Gonzalo.

Passam-se dois anos, que é na verdade quando a nossa narrativa começa: a Princesa Joana está a escrever esta história no seu diário, nos azulejos do poço. Quando termina, apercebe-se subitamente que o poço afinal não é uma prisão, tudo o que precisa fazer é vê-lo de outra perspetiva, para encontrar uma saída – talvez seguir as correntes aquáticas em vez de tentar desesperadamente regressar para terra. É então que ouve um chamamento indistinto, um chamamento que a conduz a novas descobertas.

Sinopse da história “Unbreakable – Diário de uma princesa em descoberta” por Storytailors

 

CARAVELA DE AZULEJOS

Neste vestido combinamos códigos do vestuário ocidental e oriental. Como muitas peças asiáticas, tem bainhas armadas e parte de uma forma bidimensional, adquirindo tridimensionalidade no corpo pela maneira como é manipulado, através de um processo de pregas semelhante a origami, e pela sobreposição à saia-crinolina. O voile de seda e algodão foi estampado com um motivo construído a partir de vários painéis de azulejos portugueses, e os cintos-rosário foram feitos a partir de fragmentos de azulejos Viúva Lamego, uma das mais emblemáticas marcas de azulejaria histórica em Portugal, e azulejos Revigrês, conhecida pelo seu trabalho inovador na azulejaria contemporânea. A saia ampla evoca as velas e os cascos das caravelas portuguesas que exploraram os oceanos; a gola ondulante sugere o movimento das ondas do mar.

 

PORCELANA EM DESCOBERTA

“Porcelana em descoberta” brinca com o duplo significado da palavra descoberta. O vestido revela e simultaneamente protege quem o usa. Inspirado em várias características dos trajes tradicionais portugueses, tem um extravagante acessório de cabeça, um capuz-crinolina, que faz referência às saias que eram reviradas e usadas como capas ou capuzes em séculos passados. O painel destacável da frente do espartilho é feito de fragmentos de porcelana Vista Alegre, a conceituada marca de porcelana portuguesa. O espartilho é feito em placas de organza de seda termocolada e tule, com aplicação de motivos em organza azul e cinza recortados a laser e a bisturi, que parecem flutuar no interior, entre as camadas. A Saia c/ capuz é feita em georgette estampada com um padrão desenvolvido a partir de motivos encontrados na porcelana Vista Alegre.

No Comments

Leave a Comment.

Storytailors