Exposição IBERIAN SUITE, Kennedy Center, Washington DC
Em Fevereiro de 2015 os Storytailors integram a exposição IBERIAN SUITE a convite do Kennedy Center e do Arte Institute, sendo a maior exposição de arte ibérica apresentada nos EUA. Para esta exposição foi adjudicada a criação de dois vestidos exclusivos sob o tema “Blue and White”, inspirados na Azulejaria e na Porcelana. Desenvolvemos assim dois coordenados, “Caravela de Azulejos” e “Porcelana em Descoberta” a partir da estória “Diário de uma Princesa em Descoberta” que viriam a integrar posteriormente a apresentação da colecção de Verão “UNBREAKABLE” em Outubro do mesmo ano.
DIÁRIO DE UMA PRINCESA EM DESCOBERTA
Diário de uma princesa em descoberta cruza três histórias da cultura portuguesa: a lenda das “Três mouras encantadas”, a história de “Santa Joana Princesa”, padroeira de Aveiro (1452-1590), e a epopeia de Luís de Camões “Os Lusíadas” (1572).
A ficção aliada à realidade são os ingredientes principais para a criação de um novo conto. Uma história sobre a conquista com um rasgo de fantasia.
Joana é uma princesa de um reino subaquático, o “Naufrágio de Portucalle”. A sua vida foi sempre passada debaixo de água sob o controlo das imposições do seu pai. Em busca de libertação, Joana decide dedicar-se unicamente à sua Fé e a Deus. Com a ajuda da sua santa protetora, decide fugir rumo ao Convento de Mombaça. No entanto, essa viagem aparentemente calma revela-se uma aventura extraordinária. Reviravoltas inesperadas precipitam-se ao sabor das correntes do Atlântico, sob a forma de ninfas aquáticas que desencaminham Joana para terra.
Acidentalmente a princesa depara-se assim com uma nova realidade, a vida em terra. Ao ser acolhida pelo Rei do Oriente, Joana descobre a cultura e os costumes exóticos de um povo desconhecido; nos jardins do palácio, sente-se atraída para um poço onde estão aprisionados os três filhos do rei, acusados de traição. Enfeitiçados, só podem sair do poço se o feitiço for quebrado. Gonzalo, um dos príncipes, pede a Joana que interceda junto do Rei; ao conhecer Gonzalo, a princesa mergulha num turbilhão de desejos carnais, e descobre assim o amor terreno.
Joana suplica ao Rei que liberte os filhos, e assegura que todos três se lhe manterão fiéis, caso contrário, ela própria se juntará a eles no poço. Consegue assim persuadir o Rei, que lhe diz como quebrar o feitiço: Joana tem que atirar ao poço três carcaças, uma de cada vez, enquanto chama o nome de cada um dos príncipes. Isto resulta para os dois primeiros rapazes, mas chegada a vez de Gonzalo, ela ata uma corda à volta do pão porque não quer perdê-lo. A carcaça parte-se e sangra, e ouve-se um grito: Gonzalo diz-lhe que ela lhe quebrou o coração. Ela implora-lhe que não morra, e salta para o fundo do poço ao seu encontro; ambos são levados pelas águas, e Joana perde-se de Gonzalo.
Passam-se dois anos, que é na verdade quando a nossa narrativa começa: a Princesa Joana está a escrever esta história no seu diário, nos azulejos do poço. Quando termina, apercebe-se subitamente que o poço afinal não é uma prisão, tudo o que precisa fazer é vê-lo de outra perspetiva, para encontrar uma saída – talvez seguir as correntes aquáticas em vez de tentar desesperadamente regressar para terra. É então que ouve um chamamento indistinto, um chamamento que a conduz a novas descobertas.
Sinopse da história “Unbreakable – Diário de uma princesa em descoberta” por Storytailors
CARAVELA DE AZULEJOS
Neste vestido combinamos códigos do vestuário ocidental e oriental. Como muitas peças asiáticas, tem bainhas armadas e parte de uma forma bidimensional, adquirindo tridimensionalidade no corpo pela maneira como é manipulado, através de um processo de pregas semelhante a origami, e pela sobreposição à saia-crinolina. O voile de seda e algodão foi estampado com um motivo construído a partir de vários painéis de azulejos portugueses, e os cintos-rosário foram feitos a partir de fragmentos de azulejos Viúva Lamego, uma das mais emblemáticas marcas de azulejaria histórica em Portugal, e azulejos Revigrês, conhecida pelo seu trabalho inovador na azulejaria contemporânea. A saia ampla evoca as velas e os cascos das caravelas portuguesas que exploraram os oceanos; a gola ondulante sugere o movimento das ondas do mar.
PORCELANA EM DESCOBERTA
“Porcelana em descoberta” brinca com o duplo significado da palavra descoberta. O vestido revela e simultaneamente protege quem o usa. Inspirado em várias características dos trajes tradicionais portugueses, tem um extravagante acessório de cabeça, um capuz-crinolina, que faz referência às saias que eram reviradas e usadas como capas ou capuzes em séculos passados. O painel destacável da frente do espartilho é feito de fragmentos de porcelana Vista Alegre, a conceituada marca de porcelana portuguesa. O espartilho é feito em placas de organza de seda termocolada e tule, com aplicação de motivos em organza azul e cinza recortados a laser e a bisturi, que parecem flutuar no interior, entre as camadas. A Saia c/ capuz é feita em georgette estampada com um padrão desenvolvido a partir de motivos encontrados na porcelana Vista Alegre.
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